domingo, 24 de janeiro de 2010

Minha "amiga" Sonda - (bio urine)



Vou dedicar este espaço para falar sobre minha, obrigatória, convivência com a Bio Urine. Um coletor de urina da Medical chamada de Sonda Vesical de Demora que estou ainda usando desde que que fiz uma cirurgia para tratar de um TU de Bexiga.
Longo nos primeiros contatos com o urologista ele sempre falava: "você vai ficar usando uma sonda por uns dias etc. E eu ficava imaginando o quanto isso poderia ser incomodo, inconveniente e até mesmo prejudicial pois ficar com "aquele negócio enfiado no seu pênis!" num deve ser fácil.
Pois é pessoal, já estou a onze dias convivendo com ela.
Antes quero contar como foi lá no hospital. Acordei, claro, da cirurgia com a sonda e fui logo dando uma olhada para ver como era e fiquei arrepiado só de olhar. Um tubo enorme enfiado lá no pênis e mais uma longa mangueirinha que ia finalmente terminar em uma bolsa plástica. Essa bolsa é onde vai ficando a urina. O objetivo da sonda é evitar o esforço que você normalmente faz pra fazer xixi. A urina sai de forma espontânea, sem você sentir e vai direto pra bolsa. Você vê ela enchendo, enchendo. De vez em quando o pessoal da enfermagem vem esvaziar a bolsa.
Primeiros problemas: Na madrugada do primeiro dia sentia uma enorme vontade de fazer xixi e sentia até cólicas, percebia então que, nestes momentos, ficava saindo urina e sangue por fora do tubo da sonda. Doía muito e a enfermeira ficava enrolada sem saber o que fazer. Ligamos pro urologista e ele mandou diminuir o volume do "cuff" para 10ml (um tipo de balão interno que eles insuflam com água destilada para manter a sonda fixa na bexiga).
Melhorou bastante e não tive mais nenhum incomodo. Agora imaginem você tomar banho ou ir no banheiro etc. Sempre um enorme desconforto. Sangrava sempre por fora do tubo da sonda.
Na verdade, o melhor mesmo é você fazer uso desta sonda no menor espaço de tempo possível. Assim você evita problemas maiores, por exemplo uma infecção urinária etc. Ela está um campo aberto para a entrada de bactérias. E num hospital isso é muito perigoso. Tinha que fazer a higiene duas vezes ao dia, no mínimo!
Estávamos programados para tirar definitivamente a sonda no segundo dia após a cirurgia, porém depois de tirar a sonda eu não consegui urinar! Fiquei com dores enormes na bexiga, cólicas (pareceia até cãinbra). Tive que recolocar a sonda...ai, ai, ai!! Tentamos por duas vezes tirar a sonda mas eu definitivamente não conseguia fazer xixi normalmente. As mesmas dores e contrações, cólicas etc.
Desconfiamos então de uma possibilidade já antes conhecida que era a minha próstata. Já havia sido diagnosticado uma aumento no volume da minha próstata antes da cirurgia da bexiga mas isso era pra ser tratado depois. Só que agora estamos com esse problema!
Combinamos de ficar com a sonda por uns 15 dias e iniciar um tratamento anti inflamatório da próstata. Fui orientado para ficar fazendo "exercícios" de "desmame". Isto é, ficar fechando a sonda por períodos de duas horas e tal, para sentir a bexiga etc. Estou fazendo isso e não tenho sentido nehum desconforto.
Aliás, tentei ainda no hospital fazer este exercício e foi um desastre! Senti as mesmas cólicas e dores terriveis na bexiga.

Para conviver com a sonda, basta você fazer alguns pequenos arranjos. Amarrei um cordãozinho na ponta do tubo da sonda e fixei o mesmo na minha roupa. com isso evito de ficar com o tubo pendurado no pênis forçando e incomodando etc. Um outro cordãozinho maior preso na bolsa e fixado na roupa, evitando de eu ter que estar sempre me abaixando para pegar a bolsa quando tenho que caminhar. Fico com as mão livres para até trabalhar em casa. Você pode também colocar um cintirão e fixar os cordões nele.
Pra dormir, a melhor possição mesmo é de lado, pricipalmente de costas pro lado da bolsa. Um pequeno apoio entre as pernas e tudo bem.
Faltam apenas dois dias pra eu tirar definitivamente a sonda. Estou ansioso e certo de que ficará bem desta vez.

Rezem por mim!

Abraços...

3 comentários:

  1. Estou com a sonda sete dias preciso ficar mais oito fiz uma cirurgia de endometriose profunda, e incomoda muito ,tem sido dias muito dificies pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verlange, estou com o mesmo problema fiz retirada de endometriose e furou a bexiga vou ficar dez dias com sonda e não está sendo facil, é muito incômodo não consigo nem dormir :(

      Excluir